A Resolução n.º 394/1998, da Agência Nacional de Energia Elétrica, estabelece que as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) terão potência entre 1 MW e 30 MW e área inundada de até 3 km2, para a cheia centenária. Quanto à capacidade de regularização do reservatório, as PCHs são classificadas em: a fio dágua; de acumulação, com regularização diária do reservatório; de acumulação, com regularização mensal do reservatório. Com relação a essas PCHs, assinale a opção correta.
Nas PCHs, o aproveitamento energético local é parcial e o vertedouro funciona na quase totalidade do tempo, extravasando o excesso de água.
As PCHs de acumulação, com regularização mensal do reservatório, são as que apresentam maior capacidade de geração limitada a 30 MW , em decorrência do volume armazenado.
Em uma PCH a fio dágua, as vazões de estiagem do rio são iguais ou maiores que a descarga necessária à geração da potência a ser instalada para atender à demanda máxima prevista.
As PCHs dispensam tanto os estudos de regularização de vazões quanto os estudos para determinação da sazonalidade da carga elétrica demandada pelo consumidor, entre outras vantagens.
Para ser considerada uma PCH, o volume do reservatório criado pela barragem de acumulação do empreendimento, para regularização diária, para atender à demanda máxima prevista, deverá estar entre 3 milhões e 5 milhões de metros cúbicos, independentemente do conhecimento da curva cota-área-volume da área a inundar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...