Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
A escolha das tintas de acabamentos para imóveis também deve ser técnica, considerando fatores como tipo de superfície, local de aplicação, durabilidade e rendimento. Além de um acabamento bem feito e mais duradouro, a especificação correta das pinturas pode resultar em economia de custo e de material nesta etapa da obra. No Brasil as tintas são classificadas de acordo com requisitos mínimos de durabilidade, lavabilidade e poder de cobertura e podem ser do tipo econômica, standard ou premium. As matérias primas presentes nas tintas são as mesmas, o que muda é o balanceamento entre elas, que lhes confere um desempenho maior ou menor, dependendo dos monômeros presentes na mistura.
Além de respeitar o tipo de aplicação indicada no rótulo da embalagem (econômica, standard ou premium) é importante preparar a base garantindo que qualquer material que possa contaminar a pintura seja removido.
Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas a seguir:
( ) Tintas epóxi são recomendadas para pintura de madeiras.
( ) Tintas látex podem ser a base dágua com cobertura acrílica, vinil acrílica ou a base de acetato de polivinila (PVA).
( ) Esmaltes sintéticos, vernizes e resina acrílica são mais indicados para revestir madeiras.
( ) Para imprimir um acabamento liso o mais recomendado são as massas corridas PVA (para ambientes externos) ou acrílicas (para ambientes internos).
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...