Nas alternativas a seguir estão apresentadas definições sobre algumas partes sucessivas em que pode ser dividido o processo de desenvolvimento das atividades técnicas de um projeto de uma edificação e de seus elementos, instalações e componentes. Assinale a alternativa que apresenta uma definição ERRADA:
- A. Levantamento (LV): Esta etapa se destina à coleta de informações relacionadas, de um modo geral, ao terreno e que podem fornecer diretrizes importantes durante a elaboração do projeto, tais como: elaboração do programa de necessidades; orientação norte sul; dimensões e topografia do terreno; construções e equipamentos urbanos existentes no entorno (postes de iluminação, bocas de lobo, árvores etc.); redes de abastecimento (de água e energia); condições geológicas, hídricas, climáticas e ambientais; aspectos relacionados à legislação urbana e obrigações jurídicas (escritura, certidões etc.).
- B. Programa de necessidades (PN): Esta etapa é destinada à determinação das exigências, necessidades e expectativas dos usuários, a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida. O profissional projetista tem o conhecimento técnico, porém as condições e relações de uso de cada espaço têm que atender às necessidades do usuário.
- C. Estudo de viabilidade (EV): Etapa destinada ao desenvolvimento do estudo arquitetônico, que irá incorporar ao projeto um conjunto de informações sobre os aspectos técnico-construtivos que diferenciam a construção. Tais informações estão relacionadas ao partido arquitetônico.
- D. Estudo preliminar (EP): Etapa que traz a primeira versão da interpretação das informações colhidas quando da elaboração do programa de necessidades, e que são traduzidas para a linguagem do desenho arquitetônico (o projeto propriamente dito). O estudo preliminar contempla, além de informações técnicas, a concepção de organização e a qualidade do conjunto dos ambientes.