Um Engenheiro Civil foi chamado para analisar o projeto de canalização de um rio, a jusante de uma região que se desenvolveu muito nos últimos 20 anos, em função da extração de madeira de suas florestas e da implantação de uma agropecuária intensiva. O projeto foi elaborado nos anos 90 e utilizou os dados pluviométricos e fluviométricos do período de 1970 a 1990. Atualmente, os dados abrangem de 1990 a 2010. Após ter analisado estatisticamente os dados pluviométricos e fluviométricos disponíveis a respeito da bacia, o profissional observou que:
1 - tanto os valores pluviométricos do período de 1970 a 1990 (projeto original) como os valores pluviométricos da atualização do projeto (1970 a 2010) possuem uma mesma tendência, ou seja, a probabilidade de ocorrência de certo valor continua praticamente a mesma, independente do tamanho da amostra.
2 - os valores fluviométricos no tocante às vazões apresentam uma tendência diferente. Os valores obtidos para um mesmo tempo de recorrência para o período de 1970 a 1990 (projeto original) são inferiores aos obtidos para o período de 1970 a 2010 (atualização do projeto). O Engenheiro Civil concluiu que:
I A diferença de vazão encontrada entre o projeto original e a atualização do projeto deve-se ao aumento do escoamento superficial causado pela substituição das florestas por uma agropecuária intensiva, que alterou o coeficiente de deflúvio, e pela redução do tempo de concentração da bacia.
II A alteração de vazão influenciará no dimensionamento da canalização através da lei da continuidade.
III Sendo mantidas as mesmas condições de escoamento do projeto original (declividade, velocidade média e altura de água no interior do canal), o aumento de vazão obrigará a que se aumente a largura do canal, com o objetivo de se aumentar a área, respeitando a lei da continuidade.
É correto o que se afirma em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...