A. A forma dos grãos do agregado graúdo (cubóide, alongada ou lamelar) tem pouca influência na trabalhabilidade do concreto fresco.
B. Fragmentos macios e friáveis, presentes no agregado, são benéficos ao concreto, pois introduzem material de alta absorção de água e melhoram a trabalhabilidade e a resistência do concreto.
C. Os agregados produzidos de rochas sãs, como o granito, o gnaisse e o basalto, têm resistência à compressão inferior à da argamassa de concreto de composição usual (fck até 30 MPa) e devem, portanto, ter sua resistência previamente verificada, uma vez que podem provocar o rompimento do concreto por fratura dos grãos.
D. Concretos utilizados em pistas de aeroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodoviárias devem ser confeccionados com agregados de baixa resistência à abrasão.
E. Agregados muito finos necessitam de mais água de amassamento para atingir a trabalhabilidade desejada e, a fim de manter o fator água-cimento, exigem o acréscimo de cimento, encarecendo o custo final do produto.