Algumas construções rodoviárias podem ser inviáveis devido aos elevados impactos ambientais, que devem ser devidamente avaliados e, se necessário, minimizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
- A. Constitui medida para mitigar o impacto da poluição em interferências urbanas a implantação de cortinas de vegetação, em uma faixa entre o bordo do acostamento e o limite da faixa de domínio, respeitada a faixa destinada a áreas de escape para veículos.
- B. A melhoria da qualidade do ar propiciada por um empreendimento rodoviário compensa eventuais impactos ambientais decorrentes da sua implantação, sendo essa compensação condição suficiente para que o empreendimento seja licenciado.
- C. No que se refere a empréstimos de terra, a utilização do método construtivo denominado bota-dentro é sempre preferível, por não provocar os impactos associados à exploração de caixas de empréstimo.
- D. Obras rodoviárias provocam impactos negativos na flora local, que podem ser compensados com a recuperação e o reflorestamento de áreas degradadas próximas, mas não provocam impacto significativo na fauna local.
- E. No que tange à operação de rodovias, os estudos de impacto ambiental devem considerar a possibilidade de poluição de águas superficiais, sendo desnecessário, entretanto, considerar a poluição de águas subterrâneas, uma vez que a probabilidade de que ocorra é baixa.