Durante um incêndio em um terminal de líquidos inflamáveis, em um tanque com 70% de seu volume cheio de diesel, ocorreu uma explosão que fez com que a tampa do tanque fosse arrancada, e fosse danificada a única câmara de espuma em atividade. A solução foi tentar utilizar água para resfriar o costado e jogar espuma através de canhões de espuma apropriados. Porém, na tentativa de resfriar o tanque, o brigadista deixou que uma pequena quantidade de água (equivalente a 5% do volume do tanque) caísse dentro do tanque em chamas e, minutos depois, ocorreu um incidente que complicou mais ainda o combate. Assinale a alternativa que contém a explicação correta para o ocorrido.
- A. A água fria, em contato com a chapa do tanque, principalmente no seu interior, criou um choque térmico que provocou a rachadura da chapa lateral do tanque, provocando o derramamento de mais combustível e aumento do incêndio.
- B. Como o brigadista jogou água para dentro do tanque, equivalente a 5% do volume do tanque, esse volume ao estar se aproximando do fogo, na parte superior do tanque, deve ter aumentado de volume devido à temperatura e, com isso, feito transbordar o tanque, aumentando o incêndio.
- C. Na verdade o que ocorreu foi um boiling over, ou seja, quando o brigadista jogou a água para dentro do tanque em chamas, como a água é mais pesada do que o diesel, depositou-se no fundo. Com o passar do tempo ocorreu o aumento da temperatura próximo à água (gradiente de temperatura), fazendo com que a água entrasse em ebulição e jogasse o diesel em chamas para fora do tanque.
- D. A água, em contato com o diesel em chamas, provoca uma queima incompleta levando à formação de muita fumaça e vapor de água. Assim, com a grande quantidade de fumaça no ambiente, os bombeiros perderam a noção de onde estavam jogando a espuma prejudicando o combate ao incêndio.