De acordo com as Normas ABNT NBR 12655:2006 Concreto Controle, Preparo e Recebimento e ABNT NBR 6118:2003 Projeto de Estruturas de Concreto Procedimento , é CORRETO afirmar que:
a resistência de dosagem deve atender às condições de variabilidade prevalecentes durante a construção. Esta variabilidade medida pelo desvio padrão Sd é levada em conta no cálculo da resistência de dosagem, segundo a equação: fcj = fck + 1,65 Sd onde: fcj é a resistência média do concreto à compressão, prevista para a idade de j dias, fck é a resistência característica do concreto à compressão, Sd é o desvio-padrão da dosagem.
a resistência característica (fck) é um valor tal que a probabilidade de se obter uma resistência com valor inferior a ela seja de 0,5%.
a resistência de cálculo (fcd) é um valor tal que a probabilidade de se obter uma resistência de ruptura de corpo de prova com valor inferior a ela seja de 5%.
dois concretos que apresentem a mesma média de resistências terão necessariamente o mesmo valor de resistência característica (fck).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...