Os sistemas de tratamento de águas residuárias são classificados em função do tipo de material a ser removido e da eficiência de sua remoção. O tratamento terciário é utilizado para
remover sólidos grosseiros e é aplicado normalmente em qualquer tipo de água residuária. Consiste em grades, peneiras, caixas de areia, caixas de retenção de óleos e graxas.
depurar águas residuárias por processos biológicos e tem a finalidade de reduzir o teor de matéria orgânica solúvel nos despejos. Consiste em lodos ativados, filtros biológicos, lagoas aeradas e de estabilização, digestor anaeróbico de fluxo ascendente e sistemas de disposição no solo, entre outros.
remover sólidos finos em suspensão nos efluentes. Consiste em tanques de flotação, decantadores e fossas sépticas.
remover substâncias não eliminadas em níveis desejados nos tratamentos que o antecedem, como nutrientes, microorganismos patogênicos, substâncias que deixam cor nas águas, entre outros. Consiste em lagoas de maturação, cloração, ozonização, radiações ultravioleta, filtros de carvão ativado e precipitação química em alguns casos.
remover todos os tipos de lodos, visa a sua desidratação ou adequação para disposição final. Consiste em leitos de secagem, centrífugas, filtros-prensa, filtros a vácuo, prensas desaguadoras, digestão anaeróbica ou aeróbica, incineração e disposição no solo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...