Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para fins de abastecimento público, as águas que possuam partículas finamente divididas em suspensão e partículas coloidais necessitam de tratamento químico capaz de propiciar a deposição dessas partículas. Com relação ao tratamento convencional da água com coagulação, floculação, decantação e filtração rápida, assinale a opção correta.
O decantador convencional ou de baixa taxa é um tanque cujo fundo pode ser inclinado para um ou mais pontos de descarga.
Apesar de agir sobre microrganismos patogênicos presentes na água, o cloro possui a desvantagem de não deixar um residual ativo na água.
Na filtração rápida, são utilizados filtros de camada simples ou de camada dupla, de fluxo ascendente ou descendente, sendo os de fluxo ascendente sempre de camada dupla.
A mistura lenta, ou floculação, é feita, em sua maior parte, no ponto em que há adição de compostos químicos, em função da turbulência da água nesse local, gerada, por exemplo, pelo medidor Parshall ou vertedor.
A etapa de decantação tem por objetivo sedimentar os sólidos grosseiros, ainda sem adição de produtos químicos, sendo os demais floculados na etapa seguinte, a floculação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...