Costuma-se denominar evapotranspiração o conjunto de processos físicos e fisiológicos que provocam a transformação da água precipitada na superfície terrestre em vapor. Sobre a natureza dos processos de evapotranspiração, é correto afirmar:
A evapotranspiração está ligada diretamente à umidade relativa do ar atmosférico, que é regulado pela Lei de Galton, onde o grau de umidade é determinado pela multiplicação de uma constante pela pressão do vapor de água no ar atmosférico.
A intensidade da evapotranspiração aumenta com o aumento do teor de sal na água, devido à diminuição da tensão superficial.
Uma grande umidade do ar provoca o fechamento dos poros das folhas, diminuindo assim a intensidade da transpiração nas plantas.
A perda por evapotranspiração é a quantidade de água evaporada ou transpirada por unidade de área horizontal durante um certo tempo, expressa normalmente em mm.
Intensidade de evaporação é a quantidade de água evaporada ou transpirada por unidade de área em certo tempo, medida em mm por hora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...