Em uma edificação, os quadros de distribuição constituem-se em componente fundamental da instalação elétrica, pois recebem o ramal de alimentação proveniente do centro de medição, contêm os dispositivos de proteção e distribuem os circuitos terminais para as respectivas cargas. Neste contexto e considerando as normas técnicas vigentes, é correto afirmar:
Não há recomendação a fim de que se estabeleça relação entre o espaço mínimo destinado à reserva para ampliações futuras e o número de circuitos com que o quadro é efetivamente equipado.
A quantidade de reserva para futuras ampliações deve ser considerada no cálculo do alimentador de um quadro de distribuição.
Os quadros de distribuição devem ser instalados em local indicado pelo proprietário da obra, tendo em vista o uso do imóvel, mesmo que não seja um local de fácil acesso e não possua identificação do lado externo.
Não há instrução normativa para a situação considerada, uma vez que nos quadros de distribuição não são incorporados os conjuntos de proteção, manobra e comando dos sistemas elétricos.
A identificação dos componentes é dispensada em quadros de distribuição de instalações elétricas, pois não é necessário que ali se estabeleça a correspondência entre os componentes e seus respectivos circuitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...