O pensamento grupal é um fenômeno que ocorre quando os membros do grupo
A. restringem a comunicação interpessoal em um processo de tomada de decisão, até que todos os membros possuam uma opinião formada que será compartilhada com o grupo por meio da exposição individual de cada um de seus membros.
B. comparam as decisões individuais com a decisão tomada pelo grupo, e identificam grandes divergências entre elas, exacerbando as posições iniciais, e retomando as discussões que pareciam superadas.
C. exercem pressão sobre um elemento que conta com ponto de vista divergente, fazendo prevalecer a opinião da maioria, sem contudo considerar os novos elementos que essa pessoa possa trazer para a discussão.
D. estão tão preocupados em conseguir unanimidade que as normas em relação ao consenso atropelam a avaliação realista das alternativas de ação e a possibilidade de expressão dos pontos de vista divergentes, minoritários ou impopulares.
E. concordam sobre uma mesma posição e/ou ideia de forma espontânea, não havendo necessidade de gerar longas discussões ou aprofundar o tema em questão, para que todos se sintam satisfeitos.