O trabalho em equipe só terá expressão real e verdadeira se e quando os membros do grupo desenvolverem sua competência interpessoal. Segundo C. Argyris (1968) competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios: percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva interrelação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; e
- A. uso da preocupação empática de tal forma que haja disposição para gerar auxílio mútuo e entendimento das diferenças individuais.
- B. solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, como quando começaram a resolver os problemas.
- C. respeito à competência técnica de cada profissional e ao seu passado de realizações no grupo como forma de estabelecer a hierarquia informal.
- D. capacidade para criar novas soluções que contemplem as várias necessidades individuais identificadas, chegando a uma solução de consenso.
- E. habilidade para estabelecer sinergia entre as tarefas e os membros do grupo, criando foco no objetivo e visão comum.