Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma maneira de se obterem informações das propriedades mecânicas de materais metálicos é a determinação da dureza, que está relacionada com a resistência à abrasão, à usinagem e à tração, de modo geral. Os itens a seguir descrevem métodos para determinação da dureza superficial.
I Consiste na aplicação e retirada de uma carga sobre uma esfera de material bem duro colocada contra a superfície do material cuja dureza se quer determinar. O valor de dureza será a relação entre a carga aplicada e a área da calota de impressão produzida.
II Consiste na aplicação de uma pré-carga de 10 kgf, seguida pela elevação da carga até o valor fixado para o ensaio e posterior redução para a pré-carga, medindo-se, então, a profundidade da penetração. Utiliza penetradores cônicos ou esféricos.
III É a inserção, na superfície do material a ser testado, de penetrador piramidal de base quadrada. O valor de dureza será a relação entre a carga aplicada e a área desenvolvida da impressão.
IV É o método adequado para a determinação de dureza em áreas muito pequenas, como, por exemplo, em uma área de um cristal de um metal e utiliza penetradores piramidais de base losangular.
As descrições apresentadas acima são referentes, respectivamente, aos ensaios de dureza dos tipos
Rockwell, Vickers, Brinell e Knoop.
Rockwell, Brinell, Vickers e Knoop.
Brinell, Rockwell, Vickers e Knoop.
Vickers, Rockwell, Knoop e Brinell.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...