A pasta de cimento e água, que constitui o material aglomerante, é o componente ativo do concreto e desempenha, principalmente, a função de
encher os vazios entre as partículas de material inerte, lubrificando a massa plástica fresca e impermeabilizando- a contra a ação da água no produto endurecido, fornecendo resistência ao concreto quando endurecido.
permitir alto grau de polimento e baixa rugosidade da superfície final dos grãos, após a correta reação superficial entre o cimento e os agregados, formando uma amálgama de produtos com alta dureza e dar resistência contra cargas axiais, ou seja, protegida contra o esmagamento.
catalisar as propriedades dos elementos álcali clorados dos agregados constituintes do concreto, diminuindo a porosidade total em relação ao volume de vazios dos poros, aumentando o volume total da massa de agregados.
realizar a aderência entre os agregados graúdos e miúdos, aumentando a velocidade de reação alcalinizante de decomposição da superfície silicosa da areia, reduzindo a formação de películas argilosas que impedem a aderência da pasta de cimento ao agregado médio.
ativador da reação entre o feldspato e o epidoto, presentes nos agregados graúdos e em parte das argilas componentes do cimento, durante a formação do clínquer, que são responsáveis pela maior parte da resistência mecânica nos primeiros sete dias de cura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...