A hidratação do cimento consiste em uma reação química entre a água e os compostos anidros para que se constitua um gel em torno destes. Em função da trabalhabilidade necessária, os concretos e argamassas normalmente são preparados com água em excesso, o que acentua o processo de retração, natural neste tipo de reação em um produto preparado com cimento, sendo de três tipos: retração química, retração de secagem e retração por carbonatação. Inúmeros fatores intervêm na retração de um produto à base de cimento, dentre as quais, a:
- A. Quantidade de cimento adicionada à mistura: quanto menor o consumo de cimento, maior a retração.
- B. Natureza do agregado: quanto menor o módulo de deformação do agregado, maior sua susceptibilidade à compressão e, portanto, maior a retração.
- C. Quantidade de água na mistura: quanto menor a retração água/cimento, maior a retração de secagem.
- D. Granulometria de agregados: quanto menor a granulometria dos agregados, maior será a quantidade necessária de cimento para recobri-los e, portanto, maior será a retração.
- E. Composição química do cimento: quanto menor a quantidade de cloretos, como o CACl2, empregado como aditivo acelerador de pega, e álcalis, maior será a retração.