No processo de revestimento com placas cerâmicas, um dos fatores importantes é a execução do rejuntamento, onde deve ser observado:
o momento certo para a limpeza das juntas é quando estas ficam opacas, ou seja, quando o material já tiver perdido sua plasticidade mas ainda não endureceu. A limpeza prematura pode provocar a remoção parcial do rejunte e uma limpeza tardia obrigará a uma ação agressiva, podendo causar a deterioração irreversível da superfície cerâmica.
as juntas e a superfície das peças assentadas devem ser limpas enquanto a argamassa ainda estiver fresca, ou seja, até 48 horas após o término do assentamento, mantendo-se os espaçadores para que as dimensões das juntas sejam preservadas.
a cura perfeita do rejunte se dá após 12 dias, nos quais, nos primeiros 8 dias, recomenda-se mantê-lo sempre úmido.
a superfície impermeável da cerâmica se associa à estabilidade do rejuntamento, evitando a contaminação por substâncias tóxicas ou outro fluido, mas ficando suscetível à ação de vapores, que alteram a estabilidade de cores e tonalidades dos revestimentos cerâmicos, principalmente quando se utilizam argamassas colantes de uso externo.
as juntas de assentamento regulam o desenvolvimento de tensões entre as peças cerâmicas. O pouco espaçamento pode causar quebras e até mesmo o desprendimento do revestimento, razão pela qual a largura mínima dessas deve ser de 2 mm.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...