Um grupo de cinco engenheiros participou de um debate a respeito das vantagens e desvantagens da utilização de tijolos de solo-cimento para a construção de casas populares, fazendo as afirmações.
Antônio:Tijolos de solo-cimento apresentam, em geral, boa resistência ao desgaste, o que permite seu uso em revestimentos e pequena variação de volume quando imersos em água, mesmo quando se utilizam solos argilosos ricos em argilominerais do grupo das esmectitas.
Marta: A presença de torrões de argila nos solos destinados à fabricação de tijolos de solo-cimento é favorável e, ao mesmo tempo, desejável, porque estes torrões atuam como agregados de diâmetro equivalente à fração areia grossa ou à fração pedregulho, aumentando a resistência à compressão simples do tijolo.
Luísa: A adoção de tijolos de solo-cimento representa economia de combustíveis porque as distâncias de transporte dos materiais são bem inferiores e não há necessidade de processo de cozimento do material, tal como utilizado em tijolos de cerâmica convencionais. Porém, o peso específico do solo-cimento é, em geral, maior do que o de tijolos cerâmicos.
Pedro: A existência de uma grande variedade de tipos de solos não constitui um obstáculo para a utilização de tijolos de solo-cimento porque a adição de cimento já altera as características desfavoráveis dos solos.
Felipe: A adoção de tijolos de solo-cimento em uma obra é mais favorável em relação aos tijolos cerâmicos, porque, entre outros motivos, economiza gastos com impermeabilizações.
O(A) engenheiro(a) que apresentou os argumentos totalmente corretos sobre o material em questão foi
Antônio
Marta
Luísa.
Pedro
Felipe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...