Zonas ribeirinhas são suscetíveis à inundações devido às freqüentes cheias promovidas pelo transbordo de rios. Em função das inundações, várias áreas sofrem erosões que acabam por comprometer ruas e áreas públicas. Com o propósito de conter as inundações, obras, como a construção de estação de bombeamento e um reservatório para armazenar a água pluvial de toda a região, deverão ser realizadas. Observa-se, em alguns casos, a existência de taludes junto às vias públicas sujeitas a deslizamento. Uma forma de tratamento, nesses casos, é promover
revestimento de proteção superficial com a aplicação de geomantas, que protegem a superfície do terreno, favorecendo o crescimento da vegetação.
a construção de paredes diafragma, que proporcionam o favorecimento da geometria e a contenção das águas pluviais e pressão causadas pelo tráfego de automóveis.
a escavação do terreno natural seguido de lançamento de estruturas gravitacionais providas de compactação do solo de aterro pelo uso de mantas em forma de gabiões, compactadas com argila bentonita, reconstituindo o perfil ciclópico da base.
a instalação de estrutura rígida construída com material que não aceita deformações, tendo em vista o caráter indeformável do terreno e os esforços radiais provocados pelas cargas de solo e massa de água contida no entorno.
a execução de malha de arames para revestimento do cume do talude, como forma de garantir a ocorrência de limitação da ruptura da base do maciço, suportada pelos momentos dinâmicos do fluxo de deslocamento de ar e das pressões aerodinâmicas decorrentes da malha rodoviária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...