Ter conhecimento sobre os diversos tipos de solos existentes na natureza é de fundamental importância na engenharia, pois pode ser utilizado tanto no preparo de materiais de construção (como os tijolos), quanto em conjunto com as construções, constituindo as fundações. Via de regra, os solos são formados por meio da deterioração de rochas causada pela ação de intemperismos, que podem ser químicos (ação de sais e ácidos oriundos de chuva), físicos (influência do clima da região) ou biológicos (ação de raízes de plantas e animais). A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Solos residuais são aqueles formados pelo carreamento e deposição das partículas de solo em virtude da ação de águas de rios ou mares. Sua textura é resultado da velocidade das correntes de água, sendo comuns camadas distintas devido a diferentes tempos de sedimentação.
Solos aluvionares são formados pelo deslocamento de partículas, provocado pela ação da gravidade.
Solos coluvionares são aqueles encontrados no local em que as rochas tenham sofrido decomposição. Durante a formação, a velocidade de transporte do solo deve ser menor do que a de degradação da rocha-mãe.
A curva de resistência de solos sedimentares varia linearmente com a profundidade, não havendo influência das diversas camadas que os formam.
A resistência dos solos residuais tende a crescer à medida que aumenta a profundidade do terreno, em direção à rocha que o originou.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...