Nas sondagens de simples reconhecimento de solos com SPT, a operação de perfuração por circulação de água é realizada utilizando- se o trépano de lavagem como ferramenta de escavação. Conforme estabelece a norma específica, quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de
- A. 0,50 m do fundo do furo, interrompendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que toda a água utilizada para o avanço da perfuração tenha sido removida do interior do furo.
- B. 0,45 m do fundo do furo, até que toda a água utilizada para o avanço da perfuração tenha sido removida do interior do furo.
- C. 0,20 m do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenham sido removidos do interior do furo.
- D. 0,55 m do fundo do furo, interrompendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que toda a água utilizada para o avanço da perfuração tenha sido removida do interior do furo.
- E. 0,90 m do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenham sido removidos do interior do furo.