Nos projetos de terraplenagem, o diagrama de massas ou método de Brucker é um recurso utilizado para o estudo de compensação de terra entre cortes e aterros, programação de bota-foras e/ou empréstimos e programação do equipamento necessário para a execução de terraplenagem. O diagrama é baseado em hipóteses que nem sempre correspondem à realidade, mas são suficientes para o objetivo a que se destinam. Desta forma, é correto afirmar:
O diagrama é obtido partindo-se do princípio de que os cortes e aterros serão executados na direção longitudinal da estrada, com distâncias de transporte lineares.
O diagrama é obtido partindo-se do princípio de que os cortes e aterros serão executados de cima para baixo, com distâncias de transporte sinuosas.
O diagrama é a representação gráfica, sem escala dos volumes parciais de corte e aterro, considerados de baixo para cima.
No diagrama os pontos extremos correspondem aos pontos de passagem, pontos de máximo correspondem à passagem de aterro para corte.
No diagrama os pontos extremos correspondem aos pontos de mudança, pontos de mínimo correspondem à passagem de corte para aterro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...