A experiência tem mostrado que em todo talude de corte, de aterro e de encostas naturais, uma eficiente proteção superficial e um adequado sistema de drenagem, melhoram as condições de estabilidade. Os Drenos Horizontais Profundos (DHP), exemplo de obra de drenagem, são
tubos horizontais curtos (no máximo 1,5 m) instalados em estruturas de contenção, rebaixando o nível do lençol freático e diminuindo o empuxo hidrostático sobre a estrutura. Podem ser utilizados como saídas de drenos existentes atrás das estruturas de contenção.
valas cuja finalidade é interceptar, coletar e escoar a água subterrânea, com o objetivo de evitar a saturação da base dos aterros ou dos taludes de corte.
tubos instalados em furos sub-horizontais para captação de águas subterrâneas, rebaixando o nível do lençol freático, reduzindo as pressões neutras do fluxo d'água e prevenindo a ocorrência de erosão tubular progressiva, destacam-se por ser muito eficaz na estabilização de massas de tálus.
caixas construídas nas canaletas com a finalidade de diminuir e controlar a velocidade de escoamento das águas superficiais coletadas, evitando, desta forma, problemas de erosão dos solos.
canais, geralmente abertos, destinados a coletar as águas superficiais, tanto em obras de retaludamento quanto no leito das ruas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...