Questão número 506898

Sobre a ação da maresia no concreto armado pode-se afirmar corretamente:

  • A.

    O ataque dos íons cloretos atinge rapidamente as armaduras do concreto armado, comprometendo a integridade estrutural. Maiores coberturas das armaduras, como preconiza a NBR 6118, e controle da relação água–cimento garantem concretos mais duráveis.

  • B.

    Graças ao baixo pH dos agregados, que favorece a formação de uma película de óxido estável que passiva o aço e impede a progressão da corrosão, o ataque da maresia inexiste, desde que sejam garantidos os cobrimentos mínimos de armadura preconizados na NR 18.

  • C.

    Um dos agentes mais agressivos às estruturas de concreto é a atmosfera marinha, onde cloretos de sódio e de magnésio estão em suspensão no ar. Para neutralizá-los, antes da concretagem, a armadura deve ser totalmente lavada com solução de ácido clorídrico e neutralizada com solução de cloro.

  • D.

    No litoral, os sais retirados do mar pelas ondas e transportados pelo ar podem percorrer grandes distâncias e se depositarem sobre o concreto na forma de gotículas de água. Para evitar a ação nociva desses sais, deve-se lavar a armadura, antes da concretagem, com solução de água e cal.

  • E.

    O maior problema da maresia são os íons cloretos que, por serem muito pequenos, têm elevada mobilidade no interior do concreto. Assim, deve-se usar, preferencialmente, uma relação água-aglomerante abaixo de 0,09 L/kg, para evitar a dispersão desses íons.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...