Considere as imagens abaixo.
As figuras I e II apresentam uma laje de cobertura após a aplicação de uma demão de um determinado produto de impermeabilização. O produto, ao ser aplicado, libera seu solvente (álcool) e deposita-se na superfície formando uma película impermeabilizante de grande elasticidade. Na embalagem do produto, o fabricante informa que devem ser aplicadas 4 demãos cruzadas desse produto para que se atinja o efeito impermeabilizante correto.
A figura I mostra a aplicação do produto sobre uma fissura de 0,5 mm na argamassa de regularização. A figura II mostra a retirada da película em outro ponto da laje.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que
o álcool é um solvente inadequado para qualquer tipo de material impermeabilizante pois reage com os álcalis presentes no concreto e nas argamassas de regularização, criando uma barreira química que impede sua aderência.
o impermeabilizante, na figura II, foi aplicado na laje sem que a mesma tivesse passado por limpeza para retirada de material particulado e impurezas diversas, impedindo que o produto aderisse de maneira correta ao substrato.
o produto de impermeabilização é quimicamente reagente com o concreto e argamassas, pois arrancou resíduos superficiais desses elementos, como mostra a figura II, em função da dissolução dos álcalis presentes no cimento.
a fissura exibida na figura I indica boa elasticidade do produto, mas o arrancamento fácil da película, mostrada na figura II, sugere baixa aderência em superfícies de concreto.
houve um erro comum na aplicação do produto, que é a falta de aplicação de "primer", importante na ligação entre o substrato e o material de impermeabilização final.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...