Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Ao se definir margem de lucro como a diferença entre preço do produto e custo para a sua produção, pode-se afirmar que
a produtividade, que equivale à razão entre a quantidade de horas em atividade extraordinária e a quantidade de serviço previsto, tem influência diretamente proporcional ao custo unitário do produto ou serviço.
as empresas atuam em regime de livre concorrência, atribuem os valores de custos tabelados e dependente dos processos produtivos comuns, que ficam desatrelados dos preços de insumos acordados para a execução da manufatura.
o preço a ser auferido passou a ser função do lucro praticado pelo mercado que serve de parâmetro e de termômetro para o estabelecimento e monitoramento dos custos envolvidos, no qual a empresa deixou de ter o controle.
para garantir a margem de lucro pre-estabelecida é necessário um contínuo acompanhamento e controle nos custos incorridos e das etapas dos processos envolvidos na elaboração de produtos e serviços, já que o preço está fora da gestão da empresa.
o processo orçamentário passou a ser administrado com total controle e domínio pela empresa, o que tem possibilitado que os desvios orçamentários decorrentes do momento da elaboração da proposta e aqueles apurados quando da realização do serviço ou obra, sejam os maiores possíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...