Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Quanto ao conceito de perdas, analise:
I. Relacionadas com a sincronização e o nivelamento do fluxo de materiais e com as atividades dos trabalhadores, podem envolver tanto perdas de mãode- obra quanto de equipamentos, como, por exemplo, paradas nos serviços originadas por falta de disponibilidade de equipamentos ou de materiais.
II. Estão associadas ao manuseio excessivo ou inadequado dos materiais e componentes em função de má programação das atividades ou de layout ineficiente, como tempo excessivo despendido em movimentação devido às grandes distâncias entre estoques e o guincho, quebra de materiais devido ao seu duplo manuseio ou ao uso de equipamento de transporte inadequado.
III. Associadas à existência de estoques excessivos, em função da programação inadequada na entrega dos materiais ou de erros de orçamento, podendo gerar situações de falta de locais adequados para a deposição dos estoques/materiais. Também decorrem da falta de cuidados no armazenamento dos materiais. Podem resultar tanto em perdas de materiais quanto de capital.
IV. Decorrem da utilização de um material de valor ou características de desempenho superiores ao especificado, tais como: utilização de argamassa com traços de maior resistência que a especificada, utilização de tijolos maciços no lugar de blocos cerâmicos furados.
As descrições apresentadas, referem-se, respectivamente, a perdas
no processamento; nos estoques; no movimento; por substituição.
no processamento; por substituição; no movimento; por superprodução.
pela elaboração de produtos defeituosos; por desempenho do produto; por retração, por superprodução.
nos estoques; por substituição; por superprodução; no processamento.
por espera; por transporte; nos estoques; por substituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...