Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Ao elaborar um estudo de terraplenagem, um engenheiro levantou os seguintes custos:
Pc = R$100,00 – Preço unitário de 1 m3 de corte. Pt = R$ 1,00 – Preço unitário do transporte de 1 m3 a 1 Dam.
Ao analisar o diagrama de massas, constatou sobra de material no ponto A e necessidade de material no ponto B, sugerindo uma possível compensação a uma distância média de 500m.
Considerando a ocorrência de material homogêneo ao longo do trecho e a disponibilidade de empréstimos laterais em B e bota-foras em A, concluímos que:
é mais barato aproveitar o material disponível em A, transportando-o para B, do que fazer um bota-fora em A;
os custos de compensação dos trechos ou de empréstimos e bota-fora locais são os mesmos;
como a distância entre A e B é igual a 5 Dam, custará mais caro aproveitar o material disponível em A, transportando-o para B, do que jogá-lo fora em A;
é sempre preferível fazer bota-foras e empréstimos laterais, pois desta forma minimiza-se o momento total de transporte;
é sempre preferível transportar e compensar a necessidade de cortes com a de aterros, independente da distância média de transporte, pois isso conduz a máxima compensação.
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