Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Conforme o tipo e porte da obra os equipamentos ocupam muito das frentes de serviços, representando grande parcela do custo de um serviço e por extensão da obra. As obras de terraplenagem evidenciam esta representatividade dos custos dos equipamentos. Com relação aos custos dos equipamentos, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Considera-se, para o cálculo do custo de depreciação de um equipamento, para o serviço, como valor de aquisição, o valor que o equipamento foi adquirido conforme estampado na nota fiscal ou recibo de compra, acrescido dos impostos cabíveis, seguro e despesas com frete, armazenamento e desembaraço, sendo que para as compras a prazo o valor a ser considerado no custo de utilização do equipamento não deve corresponder ao valor presente do financiamento.
A hora produtiva de um equipamento é a hora de trabalho efetivo, sendo seu custo determinado pela soma das parcelas de custo de propriedade, custo de operação e custo de manutenção.
A maneira habitual de atribuir valor ou determinar o custo de um equipamento em um serviço é por hora de utilização, pois é desta maneira que o equipamento aparece nas composições de custos unitários.
Para o cálculo do custo de utilização de um equipamento para um serviço, deve-se considerar que quando da compra de um equipamento o construtor está investindo certo capital que poderia estar tendo rentabilidade numa aplicação bancária e as despesas de várias espécies acarretadas pelo uso diário do equipamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...