Os custos de uma obra são obtidos por meio do somatório dos custos diretos aos quais são acrescidos uma margem de modo a cobrir todos os custos incidentes. Em relação a obtenção dos custos de uma construção, é correto afirmar que:
Os custos diretos são todos aqueles diretamente envolvidos na produção, constituídos por materiais, mão de obra, equipamentos auxiliares e toda a infraestrutura de apoio necessária para a execução dos serviços.
Os custos de administração local, com previsão para pessoal técnico como engenheiro e almoxarifes, não incidem diretamente sobre o custo da obra.
A margem a ser acrescida aos custos diretos é conhecida como BDI (Benefícios e despesas indiretas) e diz respeito aos custos com administração, taxa de risco do empreendimento, tributos, custos financeiros, taxa de comercialização, encargos e lucro/benefícios;
As taxas de encargos ou leis sociais devem incidir sobre o preço total do serviço, sendo diferenciadas no caso de contratação de mão-de-obra própria ou subempreitada;
Os custos com EPI, vale transporte e vale refeição são considerados no cálculo dos encargos básicos da mão de obra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...