A insônia, além de aumentar a busca por serviços de saúde, reduz a qualidade de vida do paciente. Tratamentos comportamentais da insônia, não farmacológicos, têm-se mostrado eficazes e recomendados cada vez mais como tratamentos de primeira linha para todos os tipos de insônia. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A técnica de intenção paradoxal deve ser utilizada apenas em situações controladas porque o paciente é induzido ao sono por hipnose e pode ter dificuldade para acordar.
O psicólogo deve estar preparado para tratar condições psicológicas de base, pois a insônia é secundária aos transtornos da ansiedade e do humor, que são o principal foco da intervenção psicológica nesse caso.
Se um paciente prefere utilizar pequenas doses de bebida alcoólica para conseguir iniciar o sono, o terapeuta não tem motivos para modificar esse comportamento, pois o álcool tem um efeito inicial depressor que induz ao relaxamento e ao sono.
Ao utilizar a técnica de controle de estímulos, o paciente deve ser orientado a ir para a cama em um horário preestabelecido, considerado ideal para iniciar o sono, e lá ficar até adormecer. Assim, a cama adquire propriedades de um estímulo indutor do sono e do descanso.
Quando o paciente relata cognições ou pensamentos acelerados que o impedem de iniciar o sono, o treinamento em técnicas de relaxamento é um recurso apropriado e geralmente eficaz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...