Quando uma empresa elabora o orçamento de obra ou serviço, todos os preços lançados em uma composição de preços unitários (CPU) devem ser cotados, preferencialmente, com mais de um fornecedor, à exceção dos salários, cujos valores são adotados, normalmente, de acordo com os praticados pela empresa. Acerca de métodos e critérios empregados para apropriação de mão de obra, assinale a opção correta.
- A. A apropriação indireta do tempo gasto pelos profissionais envolvidos é feita com base no consumo de energia elétrica dos equipamentos e é muito usada em obras de pequeno porte.
- B. A apropriação geral de todos os serviços executados e afins, feita pelo setor de medição, e os dados das horas trabalhadas e registradas na folha de pagamento, elaborada no departamento de pessoal, devem apresentar os mesmos índices ou somatório idêntico para muitos grupos de atividades.
- C. Em CPUs, não é conveniente que sejam distinguidas funções como as de serventes, ajudantes de armador e ajudantes de carpinteiro, pois elas correspondem a salários idênticos.
- D. Em CPUs, os índices de mão de obra devem ser sempre apropriados diretamente em campo e em obras idênticas, localizadas em uma única região.
- E. Os salários de mensalistas são os únicos, entre os constantes nas CPUs, sobre os quais devem ser considerados as taxas de leis sociais e os riscos de trabalho.