Na área da construção civil, a tarefa de elaborar orçamentos exige vários requisitos que não se limitam a aspectos técnicos, mas envolvem o conhecimento de materiais e mercado de mão de obra, por exemplo, e de legislação relativa à profissão, legislação tributária e fiscal. Acerca da elaboração de orçamentos em construção civil, assinale a opção correta.
- A. Os custos que compõem a infraestrutura da obra como a instalação de canteiro de obras e o custo da administração local devem compor o benefício e custo indireto (BDI).
- B. Na elaboração do orçamento, refeições, transporte e seguro de vida em grupo devem ser calculados e considerados como encargos complementares de mão de obra, sendo acrescentados àqueles previstos pelas leis sociais.
- C. Auxílio-enfermidade, licença-paternidade e 13.º salário são encargos sociais de mão de obra do tipo básico e obrigatórios.
- D. A mobilização e desmobilização são componentes do custo unitário indireto, constituído por despesas incorridas para a preparação da infraestrutura operacional da obra e sua retirada final.
- E. A taxa de risco do empreendimento aplica-se a empreitadas por preço unitário, para cobrir eventuais incertezas decorrentes de condições climáticas adversas.