Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Carlos, com 35 anos de idade, executivo de uma grande empresa, tem sido muito bem sucedido em sua carreira, é casado e tem dois filhos, um com cinco e outro com sete anos de idade. Em seu trabalho, Carlos é autoritário e decidido, nunca pede auxílio para tomada de decisões e, freqüentemente, trabalha, mesmo doente, para não deixar falhas em suas tarefas e faz questão que suas ordens sejam rigorosamente seguidas. Em casa, exige limpeza em excesso e não permite que os filhos brinquem dentro de casa para não sujar ou desarrumar os cômodos. Recentemente, Carlos evacuou sangue e atribuiu o fato ao rompimento de pequenos vasos do trato digestivo ou esfíncter anal. Com a repetição do episódio, Carlos procurou um médico que diagnosticou câncer no intestino. Carlos contestou o diagnóstico e pediu repetição dos exames em locais diferentes, só retornando dois meses após a data marcada para receber os resultados.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, acerca da personalidade de Carlos e das possíveis implicações de suas características.
Na situação acima, houve um processo mal adaptativo de aceitação do diagnóstico, que pode ser explicado pelo mecanismo de negação proposto por Freud. Entretanto, dependendo da evolução do caso, essa negação pode se mostrar adaptativa e favorável ao tratamento de Carlos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...