Os pisos e pavimentos de concreto caracterizam-se por resistirem ao peso ou ao desgaste produzidos por veículos, máquinas, trânsito de pessoas e animais, entre outros usos, sendo, portanto, superfícies de apoio firme e seguras. Sobre a execução destes tipos de revestimento, é correto afirmar:
Em todos os pisos e pavimentos de concreto, as formas devem ter um ressalto no sentido transversal, possibilitando o aumento da resistência à tração do pavimento e evitando a formação de trincas e rachaduras.
Para garantir maior durabilidade dos pisos de pavimentos de concreto, é recomendável que a área a ser concretada seja drenada e esteja bem seca, para não absorver a água do concreto. É muito importante que nas faixas dos pisos e pavimentos existam armaduras longitudinais a cada 5 m, evitando o aparecimento de trincas e rachaduras.
Nas faixas isoladas estreitas com largura inferior a 7,5 m, não há necessidade do ressalto do tipo macho-fêmea no sentido longitudinal nem no transversal pois, mesmo as destinadas a receber cargas mais pesadas, não estão sujeitas ao aparecimento de trincas e rachaduras.
Os pisos e pavimentos de concreto são executados com espessura de 5 cm e sobreposto ao terreno, desta forma, são menos susceptíveis ao aparecimento de trincas e rachaduras, independentemente de suas dimensões (largura e comprimento).
Para garantir maior durabilidade dos pisos de pavimentos de concreto, é recomendável que a área a ser concretada seja molhada antes, para não absorver a água do concreto e, ainda, é muito importante que nas faixas dos pisos e pavimentos existam juntas transversais a cada 3 m, evitando trincas e rachaduras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...