Durante o recapeamento de uma rodovia, o tanque de óleo diesel de um dos caminhões rompe-se e espalha o líquido por uma área de 20 m2 na pista oposta ao serviço. Imediatamente, a equipe de manutenção joga serragem fina e grossa sobre o derramamento e sinaliza o local para o desvio do tráfego. Tal procedimento, muito comum em rodovias, deve-se ao fato de que
o líquido derramado passa a ser altamente explosivo quando entra em contato com o asfalto, com a adição de enxofre que existe no betume que o compõe, e que pode explodir com qualquer faísca elétrica ou mecânica.
o óleo diesel é altamente corrosivo dos pneus dos veículos, mesmo em contato superficial, facilitando o estouro repentino por conta da alta pressão interna causada pela fricção com o asfalto.
o óleo diesel é solvente do asfalto, tornando-o fraco para suportar o tráfego além de permitir a desagregação de partículas de pedra, que podem ser lançadas sobre os veículos em movimento.
os gases desprendidos do óleo diesel são ricos em enxofre e podem causar asfixia imediata quando inalados pelos motoristas, lançado pelos sistemas de ventilação dos veículos, causando acidentes iminentes.
o óleo diesel é um intenso contaminante do lençol freático e, como possui grande facilidade de se deslocar através do concreto asfáltico, pode chegar rapidamente às camadas aquíferas do solo subjacente ao pavimento.
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