Considerando a pavimentação de rodovias e suas patologias, analise a figura abaixo.
A trinca longitudinal e transversal é decorrência de
fadiga do revestimento asfáltico ou da base estabilizada em função da repetição das cargas de tráfego. Uma mistura betuminosa fora das especificações aliada a uma estrutura deficiente pode contribuir para esse dano.
patologia causada pela execução de pavimentos sem a devida ligação entre as juntas, na construção ou demolição de áreas adjacentes, propagação das trincas das camadas inferiores ou contração e dilatação do revestimento devido ao gradiente térmico.
perda de adesão entre o asfalto e o agregado. Esse defeito ocorre por fatores como o uso de agregado contaminado (sujo), execução em condições climáticas desfavoráveis ou, ainda, devido à permanência de umidade na superfície.
má ligação entre o revestimento e a camada subjacente. Misturas pouco estáveis e uma compactação deficiente podem facilitar o escorregamento horizontal da massa pelo tráfego intenso.
problemas construtivos, emprego de materiais de má qualidade, ação do meio ambiente, solicitação intensa do tráfego ou intervenção de concessionárias de serviços públicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...