Os pavimentos rodoviários constituem estruturas construídas sobre a terraplenagem com o objetivo de resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos, melhorando as condições de rolamento, conforto e segurança dos condutores. Diante desse contexto, a seguir, são apresentadas uma série de afirmações sobre pavimentos rodoviários.
I As principais classes de pavimentos são: flexíveis (Ex.: TSS e CBUQ) e rígidos (Ex.: placas de concreto).
II A base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais do tráfego veicular, distribuindoos as camadas inferiores, podendo ser complementada com a execução de uma sub-base.
III Para efeito de dimensionamento, assume-se que carga aplicada ao pavimento pelos pneus dos veículos tem superfície de contato elíptica e distribuição transversal parabólica assimétrica.
IV A carga de roda equivalente, usada no dimensionamento de pavimentos, consiste na carga sobre uma roda simples que produz o mesmo efeito de um conjunto de rodas a uma dada profundidade.
V As camadas de um pavimento típico compreende somente o revestimento, a sub-base e o sub-leito.
Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e IV.
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