O asfalto é largamente empregado na pavimentação rodoviária tendo em vista sua alta capacidade de promover a forte união dos agregados, promovendo impermeabilidade, durabilidade e resistência ao pavimento. Com base no exposto, assinale a alternativa correta a respeito de ligantes asfálticos.
CAP, ADP e EAP são exemplos de siglas empregadas para identificar categorias de ligantes asfálticos à base de petróleo.
O CAP 85-100 apresenta maior consistência que o CAP 30-45, sendo um ligante largamente empregado nas composições de pavimentos que empregam tratamentos superficiais.
Obtidos a partir da mistura adequada de asfalto e nafta, os asfaltos diluídos de petróleo, denominados RR e RL, são ligantes que apresentam ruptura rápida e lenta, respectivamente.
CR (cura rápida) e CM (cura média) são exemplos de emulsões asfálticas obtidas pela diluição do asfalto com solvente (gasolina ou nafta), o que permite aumentar a viscosidade do ligante, permitindo se uso à temperatura ambiente.
Enquanto o CAP é um tipo de ligante asfáltica usado para rejuvenescer pavimentos envelhecidos, a emulsão asfáltica LA consiste em uma categoria de um ligante empregada na construção de pavimento de concreto asfáltico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...