Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A superestrutura de uma rodovia é constituída de camadas com espessuras finitas destinadas a resistir às cargas oriundas do tráfego de veículos e transmitir estes esforços ao subleito. Assim, considerando uma seção transversal típica de um pavimento flexível, é incorreto afirmar que
o revestimento é a camada impermeável que recebe diretamente a ação do tráfego e cuja função principal é resistir aos esforços horizontais.
a sub-base é uma camada complementar à base, sendo executada com material de melhor qualidade do que o da base.
o reforço do subleito é uma camada de utilização eventual com a finalidade de melhorar as condições de suporte do subleito.
a base é a camada mais nobre do pavimento, cuja função é resistir aos esforços verticais oriundos do tráfego e distribuí-los às camadas inferiores do pavimento.
a qualidade dos parâmetros geotécnicos das camadas mais superfi ciais deve ser sempre superior ao das camadas mais inferiores do pavimento.
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