Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.
A angústia da castração, comumente encontrada em casos de neurose, não ocorre em casos de psicose ou perversão, o que é evidenciado pela ausência de culpa ou de ansiedade.
A perversão é a pior das saídas edipianas, ao se analisarem seus efeitos sociais e a inviabilidade de seu tratamento. A maior parte de homicídios, assim como casos de pedofilia, abuso sexual e crimes hediondos está relacionada a esse perfil de personalidade.
A depender das particularidades de cada indivíduo, o sujeito irá dispor de mecanismos de defesas próprios para lidar com a castração. Assim, a estrutura psicológica subjetiva será baseada na postura, tomada pelo indivíduo, diante da castração e nos mecanismos utilizados, defensivamente, com relação ao perigo.
A castração, entendida como a ausência do pênis na mulher, é um fenômeno consciente, apresentado por muitas crianças, que, na dificuldade de simbolizarem a raiva e a inveja, se tornam psicóticas na adolescência. Surtos, delírios e alucinações podem ser frequentes, nesses casos.
Mecanismos de enfrentamento como recalque ou sublimação são comuns em relação à ameaça de castração. O primeiro é marcado pela resolução edipiana e o segundo, pela não simbolização da falta primordial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...