Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O concreto é um material resultante da mistura íntima de um aglomerante com agregados miúdos, agregados graúdos e água. Dessa mistura obtém-se um produto com características específicas tais que:
A influência do excesso de água no amassamento do concreto recai sobre a superfície da estrutura, onde se formará uma camada de nata que alterará a classificação do concreto, transformando-o em concreto celular ou concreto de alta resistência.
Considerando a resistência mecânica do concreto, por meio de uma série de ensaios tecnológicos e da apurada verificação das estruturas em campo, constata-se que quanto maior a idade do concreto, maior sua resistência mecânica.
A permeabilidade e absorção do concreto estão relacionadas com fatores como trabalhabilidade adequada e operações perfeitas nas etapas de amassamento, adensamento e cura.
As solicitações mecânicas são responsáveis por dois tipos de deformação no concreto: imediata (aparece logo após a concretagem) e lenta (aparece ao longo do tempo, de acordo com as condições de uso), cujas causas são idade, cura e condições de ensaio.
O coeficiente de redução de ruído durante o lançamento do concreto tem valores típicos, que podem variar em função do tempo de mistura, forma de lançamento e equipamentos utilizados no adensamento do concreto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...