Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Considere uma barra metálica cilíndrica em que se pretende quantificar suas propriedades mecânicas mediante ensaios. Sabe-se, a priori, que o material tem grande ductilidade e se comporta de acordo com a teoria de Tresca, também conhecida como a da máxima tensão de escoamento. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Aplicando-se momento de torção na barra e obtendo-se uma tensão de cisalhamento puro de 15 kN/cm2 na seção transversal, no momento em que ocorre a plastificação total, podese concluir que a tensão normal de escoamento é de 15 kN/cm2.
Aplicando-se momento de torção na barra e obtendo-se uma tensão de cisalhamento puro de 15 kN/cm2 na seção transversal, no momento de plastificação total, pode-se concluir que a tensão normal de escoamento é de 45 kN/cm2.
Aplicando-se momento de torção na barra e obtendo-se uma tensão de cisalhamento puro de 15 kN/cm2 na seção transversal, no momento em que ocorre a plastificação total, podese concluir que a tensão normal de escoamento é de 30 kN/cm2.
Aplicando-se momento de torção na barra e obtendo-se uma tensão de cisalhamento puro de 15 kN/cm2 na seção transversal, no momento em que ocorre a plastificação total, podese concluir que a tensão normal de escoamento é de 60 kN/cm2.
Não é possível determinar a tensão normal de escoamento de um material que se comporte de acordo com o critério de Tresca a partir da tensão de cisalhamento obtida pela plastificação na torção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...