Considera-se que os valores razoáveis para a vida útil de uma estrutura de concreto armado sejam de pelo menos 50 anos para obras comuns.
Analise as afirmativas a seguir, concernentes à vida útil de estruturas comuns de concreto armado, e assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Define-se como vida útil o período em que cada elemento estrutural de concreto armado pode garantir os requisitos de funcionalidade, resistência e estabilidade sem que haja uma perda significativa da utilidade ou que seja necessária uma excessiva manutenção não programada.
- B. O projetista deve prever todas as ações que ocorrem sobre a estrutura, inclusive as advindas do ambiente de exposição, e adotar soluções adequadas de projeto para garantir a vida útil dela.
- C. A durabilidade, definida como conservação das características físicas e mecânicas dos materiais e das estruturas, é uma propriedade essencial para que os níveis de segurança sejam garantidos durante toda a vida útil da obra.
- D. As condições em que o concreto sofre ciclos de molhagem e secagem são, em geral, as menos críticas para a corrosão das armaduras, afetando favoravelmente a durabilidade da peça estrutural sujeita a tais ciclos.