Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.
Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.
Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi investido pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse investimento que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.
Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.
Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.
Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...