Sobre o movimento da Antipsiquiatria abordado por AMARANTE (2007), assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Franco Basaglia, um dos ativistas do movimento Antipsiquiatria, formulou o pensamento de uma prática institucional voltada para a ideia de superação do aparato manicomial, entendido não apenas como o conjunto de práticas e saberes científicos, sociais, legislativos e jurídicos que fundamentam a existência de um lugar de isolamento e segregação e patologização da experiência humana.
- B. A Antipsiquiatria sofreu forte influência da Teoria da Lógica das Comunicações da Escola de Palo Alto, donde extraiu o conceito de duplo vínculo, que está no âmago da experiência esquizofrênica.
- C. Para a Antipsiquiatria, não existe a doença mental enquanto objeto natural, como considerava a psiquiatria clássica, e sim uma determinada experiência do sujeito em sua relação com o ambiente social.
- D. A Antipsiquiatria teve início na Inglaterra no final dos anos 1950, mas a maior repercussão foi na conturbada década de 1960 quando alguns psiquiatras iniciaram a implantação de experiências de Comunidade Terapêutica e Psicoterapia Institucional nos hospitais em que trabalhavam.