Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte. Sobre tais estágios, segundo a concepção do autor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Intimidade x Isolamento: Nesse momento, o interesse além de profissional gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção haverá um isolamento total.
( ) Confiança x Desconfiança: Durante o primeiro ano de vida, a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor.
( ) Construtividade x Inferioridade: A criança está sendo alfabetizada e frequentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade e outras habilidades necessárias.
( ) Identidade x Confusão de papéis: Este estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece. Neste contexto, o termo crise possui uma acepção totalmente dramática, por se tratar de algo pontual e localizado com polos positivos e negativos.
A sequência está correta em
V, V, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
F, V, V, V
F, V, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...