Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Horney definiu neurose tanto em termos intrapsíquicos quanto interpessoais. E sustentou que o desenvolvimento da personalidade resulta da interação de forças biológicas e psicossociais que são singulares para cada pessoa. Quanto à sua teoria da personalidade, é INCORRETO afirmar que
as crianças movem-se psicologicamente em três direções: para aliviar sua ansiedade, para tornar a vida segura e previsível e para obter satisfação. Elas buscam afeto e aprovação ou se tornam hostis ou se retraem.
se as condições ambientais desfavoráveis continuam, seus sentimentos conflitantes são dirigidos para o préconsciente e tais crianças são deixadas com um senso de desconforto, ansiedade e apreensão e com um senso de self inseguro.
os principais tipos de caráter de Horney são embasados no modo predominante de relacionar-se com outros. O tipo self-apagado resulta da operação defensiva de agarrar-se a outros. Tais pessoas tentam obter o favor dos outros através de lisonja, subordinam-se aos outros e são relutantes em discordar por medo de perder favor.
apesar da couraça da sua rede defensiva, as pessoas neuróticas não estão em paz porque estão em conflito interno com as forças que as protegem. O conflito entre o mecanismo do orgulho e as forças impulsionando em direção à autorrealização saudável é o conflito interno central.
a alienação do self resulta da combinação entre negação repetida da realidade externa e a repressão de pensamentos, sentimentos e impulsos genuínos. À medida que o processo de alienação continua, as pessoas neuróticas perdem contato com o cerne do seu ser e não mais podem determinar ou agir sobre o que é certo para elas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...