No âmbito da psicanálise, as psicopatologias são, geralmente, consideradas, segundo três tipos de estrutura psíquica: a neurose, a psicose e a perversão. Neste contexto, observe as afirmações abaixo.
I. Na perversão, a angústia de castração promove uma regressão às atividades, aos gostos e às escolhas característicos do desenvolvimento anterior ao Édipo, sendo esta regressão uma tentativa de recusar a castração, ou seja, de negar a diferença sexual.
II. A psicose se caracteriza pela rejeição da castração, a qual, desde então, é posta como uma representação psiquicamente inaceitável ao ego. Esta rejeição está no cerne da perda da realidade na psicose, especialmente no que se refere à formação dos delírios.
III. Tanto a neurose como a perversão configuram uma solução do Complexo de Édipo, ou seja, são a expressão de processos através dos quais o indivíduo, renunciando ao objeto edipiano, tenta aplacar sua angústia de castração. Todavia, na psicose não está em questão o conflito edipiano, posto que esta estrutura se caracteriza pela subtração desta etapa do desenvolvimento, e a criança não acede ao Édipo.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s) quanto à caracterização destas estruturas psíquicas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...